Analisando as tendências do seu tráfego

As redes de dados atendem uma demanda crescente de necessidades corporativas de tráfego de informação e por isso devem ser frequentemente expandidas. Em redes de grande porte esse cenário é ainda mais crítico. Em alguns casos, onde podemos observar um crescimento constante de uma curva ao passar do tempo, é possível definir a tendência de seu comportamento através do uso de uma ferramenta matemática que utiliza pontos da curva para estimar uma extrapolação dos seus valores para uma data futura.

Com sua grande capacidade de coleta, retenção e análise de dados dos ativos da rede as ferramentas Telcomanager possibilitam realizar previsões sobre o comportamento da mesma podendo, por exemplo, dizer antecipadamente quando um link precisará de upgrade ou qual o tráfego estimado para uma determinada data.

O módulo de análise de tendências em nossas ferramentas foi desenvolvido com o intuito de ajudar o administrador na árdua tarefa de agir proativamente em relação ao planejamento de capacidade e expansão de sua rede. Dessa forma poderá justificar gastos futuros e antecipar a ocorrência de possíveis eventos.

Quando o administrador cria um gráfico customizável no SLAview, por exemplo, ele terá a opção de ativar o módulo de análise de tendências, possibilitando ao sistema prever o comportamento de qualquer curva do mesmo. Além disso, o sistema poderá informar a data onde poderá ocorrer uma possível violação de um valor limite estabelecido ou ainda disponibilizar qual será o valor esperado diante de uma determinada data fornecida. Dessa forma o usuário terá pleno conhecimento do que está por vir!

Figura 1: Ativação da análise de tendências no SLAview.
Figura 1: Ativação da análise de tendências no SLAview.

Ao ativar a análise de tendências o administrador poderá optar por usar as configurações padrões de forma a acelerar no processo de configuração ou optar por uma maior customização. Ao escolher essa opção ele poderá definir a ordem do polinômio que será utilizado na extrapolação (atualmente apenas a opção de aproximação por uma reta está disponível). Poderá definir também o grau de amostragem em dias, semanas ou meses e a quantidade de amostras utilizadas no processo de análise de tendências. Por exemplo, na figura 1 foi definido que o sistema irá analisar dois dias passados para prever a tendência.

Obs.: Os relatórios de análise de tendência estarão disponíveis um dia depois de ativado o recurso, uma vez que o processo de análise de tendências é executado em uma base diária.

Relatórios Gráficos

Após ativar e configurar a análise de tendências em um determinado gráfico, o administrador pode acessá-lo e clicar como o botão direito do mouse sobre o mesmo para realizar uma projeção. Para isto, basta entrar com um valor limite e o SLAview indicará qual a previsão para que esse limite seja alcançado!

Figura 2: Violação de projeção através do módulo de análise de tendências no SLAview.
Figura 2: Violação de projeção através do módulo de análise de tendências no SLAview.

Além da informação disponível na janela de violação de projeção o SLAview mostrará a curva de aproximação gerada e o valor limite estabelecido.

Figura 3: Gráfico gerado para análise de tendências.
Figura 3: Gráfico gerado para análise de tendências.

Relatórios em tabela

Além da geração de relatórios em gráficos o SLAview possibilita a criação de relatórios em tabela para análise de tendências de várias curvas simultaneamente. Acessando a aba Relatórios, Projeção no SLAview o administrador poderá gerar um novo relatório, além da opção de salvá-lo como template, possibilitando o seu agendamento futuro de forma automática.

Figura 4: Geração de relatórios para análise de tendências.
Figura 4: Geração de relatórios para análise de tendências.

Com a opção de salvar o template selecionado, opções mais avançadas serão disponibilizadas. O administrador poderá definir as permissões de leitura e escrita do relatório assim como a periodicidade de criação do mesmo. Dessa forma, uma tarefa que antes era repetitiva torna-se extremamente simples e automática!

Figura 5: Geração de templates para análise de tendências.
Figura 5: Geração de templates para análise de tendências.

O operador poderá também fornecer um valor limite de violação e o SLAview retornará uma data onde esse valor possivelmente será atingido ou ainda estipular uma data obtendo um valor estimado para o mesmo. Além disso, para um maior controle, a administrador conta com a opção de entrar com dados mais específicos no campo Dados de Entrada para o cálculo da tendência.

Conclusão

Com o módulo de análise de tendências de nossas ferramentas, além de justificar os custos na aquisição de novos dispositivos, o administrador poderá também redimensionar a rede de modo a torná-la mais estável apenas redirecionando o tráfego pelos dispositivos mais ociosos e desafogando os mais sobrecarregados. Tudo isso sem a necessidade de aquisição de novos dispositivos!

Concentre-se na estratégia de expansão de sua rede ou na seleção dos parceiros e novas tecnologias enquanto nossas ferramentas fazem o trabalho pesado e repetitivo de calcular e projetar dados!