Você com certeza já passou por situações na rua ou na Internet com a privacidade dos dados sendo invadida sem perceber. Você já visitou uma loja e, pouco tempo depois, recebeu um alerta no dispositivo de alguma oferta daquele estabelecimento? Ou em algum momento se deparou com notificações de produtos que havia pesquisado uma vez e agora esta sendo “bombardeado” por milhares de anúncios sobre aquilo? Temos ideia da infinidade de dados que as empresas possuem sobre nós? Até que ponto fomos expostos? Pois bem… vivemos a era do Big Data.
A era da Big Data
Todos os dispositivos carregam nossas identidades digitais. Através de celulares, computadores ou qualquer outro aparelho com acesso à Internet, a cada clique são deixados rastros. Sem você perceber, seus dados estão vulneráveis ao uso indevido. Você não precisa ter conta em alguma rede social para estar exposto, basta apenas ter se conectado alguma vez para seu registro estar no mundo digital. Agora, vem a pergunta… Como ter privacidade na Internet no mundo em que vivemos hoje? Como podemos ficar seguros quanto ao que navegamos ou quanto ao que usamos?
Em constante crescente no mercado, as soluções em nuvem permitem empresas usufruírem de uma infraestrutura não existente em seus próprios data centers. Soluções de telefonia, videoconferência, segurança, storage, e tantos outros serviços que antes necessitavam ser mantidos localmente na infraestrutura do cliente, agora podem ser hospedados em ambientes externos, até mesmo fora do país. Como exemplo, podemos citar a Amazon, dentre tantos outros provedores de soluções em nuvem.
Além de tais serviços, devemos considerar as redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn, que são utilizadas amplamente por grande parte dos usuários. As redes sociais, assim como os serviços em nuvem, não estão imunes a ataques. O próprio Facebook informou no final de 2018, que 29 milhões de usuários da rede social foram afetados por uma invasão de hackers. Com base nisto, como conciliar o uso de tantos serviços hospedados através da Internet com a privacidade dos dados de sua empresa?
É bastante difícil esta tarefa, porém, vamos tentar encontrar uma saída.
Privacidade dos dados da empresa – primeiro passo
Primeiro passo: Não permitir que dados confidenciais sejam compartilhados por caminhos não autorizados.
É muito comum, nos dias atuais, os usuários dentro de uma empresa transferirem arquivos via aplicativo WhatsApp. Caso você faça isto, sentimos muito em lhe informar, mas toda vez que você transfere um arquivo sigiloso para alguém via WhatsApp, o risco deste documento cair em mãos erradas é gigantesco.
Você pode pensar: “Não, eu só transfiro arquivos para quem confio. Não irei encaminhar arquivos sigilosos para terceiros. Além disso, eu também não cometo equívocos, os arquivos sempre são endereçados para as pessoas corretas.”
Certo! Todavia, cada vez que você troca o número do WhatsApp, é enviado via SMS um token. Este código é recebido como uma notificação. Caso, por um descuido, alguém não autorizado tenha acesso físico ao seu celular, pode identificar a sequência numérica e entrar na sua conta de forma não autorizada. Se isso acontecer… Os seus arquivos estarão expostos. Ainda mais, os seus contatos, grupos e conversas. Tudo isso pode ser catastrófico para o negócio de sua empresa. Se não bastassem os riscos, o WhatsApp pode parar de funcionar a qualquer momento. Sem que você ao menos possa realizar algum tipo de intervenção a respeito, ele pode sumir ou ser bloqueado.
Resumindo: É altamente recomendado que você não utilize tal aplicativo ou outros aplicativos de terceiros para a transferência de arquivos relacionados a sua empresa.
Caso deseje ter um aplicativo no celular capaz de realizar estas funções para cunho de trabalho, é recomendável que a sua empresa adquira uma solução de comunicação unificada. Ela permitirá utilizar um aplicativo próprio e destinado para fins profissionais. Isto fará com que o acesso seja limitado, logo, nem todos os usuários terão acesso. Igualmente, você poderá ter maior segurança na transferência dos seus dados.
Privacidade dos dados da empresa – segundo passo
Segundo passo: Cuidado com as ligações telefônicas!
Diversas informações sigilosas sobre o negócio de sua empresa podem correr risco. Por exemplo, caso sofram uma escuta ilegal e sejam utilizadas por pessoas mal intencionadas. Para diminuir riscos, neste aspecto, é fundamental que a sua solução de telefonia suporte criptografia. Deste modo, dificulta a escuta ilegal por parte de terceiros. Apesar de não haver nenhuma garantia, a criptografia dificulta bastante o trabalho na hora de fazer uma escuta ilegal. Pois, para poder realizá-la, será necessário decodificar o código gerado pelo protocolo. Isso, com certeza, dificultará a utilização ilegal de algum dado sobre a sua empresa.
O ideal é que assuntos essenciais, para o negócio de sua empresa, sejam tratados em reuniões presenciais. Contudo, sabemos que nos dias atuais é muito difícil reunir todos os envolvidos fisicamente em um único lugar. Por esta razão, é fundamental que assuntos internos sejam tratados através de ligações entre ramais (podendo estar na mesma localidade ou em outra). Ou ainda, utilizando criptografia nos casos em que for necessário realizar uma ligação para um número externo.
Você pode imaginar: “Nossa, mas será que isso não é muita exigência?”. Lembre-se: um concorrente mal-intencionado, poderá até mesmo se disfarçar de cliente só para capturar informações e dados sobre sua empresa. Qualquer cuidado, é pouco!
Privacidade dos dados da empresa – terceiro passo
Terceiro e último passo: Invista em soluções que auxiliem mapear a sua rede.
Não adianta ter a melhor infraestrutura de rede, com equipamentos de última tecnologia, se você não tiver a ciência exata sobre o que está sendo trafegado em sua rede. Como garantir que a sua rede não está tendo tráfego indevido de informações, se a sua empresa não possui as ferramentas necessárias para identificar? É fundamental, que a sua empresa possa identificar o que está consumindo a sua banda, bem como detectar tráfegos suspeitos que possam estar colocando em risco a privacidade dos dados de sua empresa.
Soluções inteligentes de monitoramento da rede irão ajudar a controlar a seus dados, gerenciando seus links e reduzindo custos. Com visibilidade total de sua rede, poderá aumentar a segurança dos dados trafegados pela sua empresa. Além disso, será capaz de entender como o consumo de dados está ocorrendo e quais aplicações o fazem.
A Telcomanager desenvolveu ferramentas capazes de facilitar a gerência de redes de forma prática e, principalmente, segura. Com um appliance instalado no seu próprio data center, as informações de consumo da banda não saem da sua empresa e agilizam o acesso. Através de uma interface web, os fluxos gerados na rede são visualizados de forma intuitiva e informados através de alarmes precisos e automatizados. Garanta ainda mais privacidade dos dados com nossos produtos.