O quão útil são os alarmes em monitoramento de redes? Alarmes tem grande importância em nosso cotidiano. Usamos alarmes para acordar, para alertar um incêndio, para prevenir roubos. Algo tão importante como a infraestrutura por onde trafega o ativo mais importante de uma empresa não poderia ser diferente.

A complexidade das redes geralmente é proporcional a sua importância. Logo, a manutenção do seu funcionamento é crucial. Entretanto, a dimensão da infraestrutura torna cada vez maior o desafio do gerenciamento de redes.

Para falar de gerenciamento de redes podemos lembrar do FCAPS. Que é uma forma simples de dividir a gerência de redes em cinco áreas funcionais: falha, configuração, contabilização, desempenho e segurança.

A  alarmística possui grande importância principalmente na gestão de falhas e de desempenho. Com isso, permitindo uma abordagem pró-ativa da equipe de TI. Primordialmente, garantindo que os problemas sejam conhecidos o mais cedo possível.

CENÁRIO

Imagine uma empresa com problemas de desempenho em sua rede de computadores. Assim, afetando a produtividade das equipes e sobrecarregando a equipe de TI com chamados. Nesse cenário, a equipe de TI enfrenta dificuldades em identificar a origem do problema.  

A implantação de um sistema de monitoramento de redes com alarmística, além de prover visibilidade estratificada, irá gerar alertas para corrigir problemas com agilidade. Em alguns casos, permitindo programar ações a serem iniciadas automaticamente. 

A equipe de TI terá as ferramentas necessárias para agir. Portanto, trabalhando de forma proativa e preventiva. Assim, sendo capaz até de automatizar ações de resposta rápida frente a alguns tipos de incidentes.

CONFIGURAÇÃO DE ALARMES

Abaixo, utilizaremos como exemplo o ALARMmanager. Um dos recursos presentes no TRAFip.

No ALARMmanager é possível configurar os níveis de urgência dos alarmes. Quando o alarme for configurado, deverá ser selecionada a ação mais adequada ao tipo de ocorrência. Quando disparado, o alarme pode executar uma ou mais ações, como envio de e-mail, mensagem para dispositivo móvel ou traps.

console alarme
Console do ALARMmanager

O ALARMmanager trabalha com dois tipos de alarme:

  • Padrão – Análise de tráfego imediata, condições que precisam ser tratadas assim que detectadas.
  • Histórico – Alarme que compara a evolução gradual de uma métrica sobre o tempo, o alarme dispara no caso dessa evolução desrespeitar o nível de tolerância definida pelo usuário.

Um problema comum da alarmística é o falso positivo. Para evitar esse cenário, o ALARMmanager possui a opção para que o alerta seja criado apenas após um número definido de ocorrências consecutivas. 

As ocorrências são identificadas de acordo com a fórmula configurada. Como, por exemplo, verificar se o tráfego de uma aplicação é superior a um valor definido.

Para interagir com o alarme basta o clique com o botão direito do mouse nele, com isso o usuário terá a opção de reconhecer ou suprimir.

O ALARMmanager como um dos recursos presentes no TRAFip, assim como os demais, oferece grande liberdade para o usuário. Com isso, sendo capaz de personalizar a ferramenta tornando-a sua grande aliada no monitoramento da infraestrutura.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir que um sistema de alarmes que detecte problemas com agilidade.

Pensando nisto, a Telcomanager com mais de 17 anos de experiência no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.